Lideranças indígenas fazem protesto contra edital dos PSS na Terra Indígena do Apucaraninha
Lideranças, professores(as) indígenas e a comunidade Kaingang da Terra Indígena do Apucaraninha, localizada no município de Tamarana, promoveram um protesto contra a proposta do Governo Ratinho Júnior de promover alterações na forma de contratação dos professores(as) temporários (PSS) por meio do edital 47/2020.

A mobilização ocorrida na Terra Indígena do Apucaraninha não é algo isolado. As mudanças sugeridas pelo secretário de educação Renato Feder têm causado enorme revolta e preocupação entre os povos indígenas. Nesta semana, as lideranças e professores(as) indígenas realizaram protestos nos Núcleos Regionais de Cornélio Procópio, Francisco Beltrão e Ivaiporã.
Os professores(as) indígenas têm ressaltado que as mudanças impostas pelo governador Ratinho Jr. desconsideram o direito à educação diferenciada, conforme previsão do artigo 210, 2º da Constituição Federal. Além disso, a atividade cobrou que a SEED/PR realize concurso público que garanta e valoriza as especificidades da educação escolar indígena.
Abaixo as fotos da Manifestação.
Imagens: Cristiano Goje Jorge e Damaris Kaninsãnh Felisbino.



APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.