APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
12 nov

Lideranças indígenas fazem protesto contra edital dos PSS na Terra Indígena do Apucaraninha

Lideranças, professores(as) indígenas e a comunidade Kaingang da Terra Indígena do Apucaraninha, localizada no município de Tamarana, promoveram um protesto contra a proposta do Governo Ratinho Júnior de promover alterações na forma de contratação dos professores(as) temporários (PSS) por meio do edital 47/2020.

A mobilização ocorrida na Terra Indígena do Apucaraninha não é algo isolado. As mudanças sugeridas pelo secretário de educação Renato Feder têm causado enorme revolta e preocupação entre os povos indígenas. Nesta semana, as lideranças e professores(as) indígenas realizaram protestos nos Núcleos Regionais de Cornélio Procópio, Francisco Beltrão e Ivaiporã.

Os professores(as) indígenas têm ressaltado que as mudanças impostas pelo governador Ratinho Jr. desconsideram o direito à educação diferenciada, conforme previsão do artigo 210, 2º da Constituição Federal. Além disso, a atividade cobrou que a SEED/PR realize concurso público que garanta e valoriza as especificidades da educação escolar indígena.

Abaixo as fotos da Manifestação.

Imagens: Cristiano Goje Jorge e Damaris Kaninsãnh Felisbino.

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.