APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
12 mar

A HISTÓRIA DE LEOZITA BAGGIO VIEIRA.

Leozita nasceu em Londrina em 05/12/1941. Iniciou seus estudos regulares e piano na cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, foi uma criança muito feliz, apesar de dificuldades financeiras (a serraria de seu pai, foi destruída pelo fogo quando tinha 10 anos). Em Londrina, concluiu o primário no Colégio Mãe de Deus, o ginásio no Colégio Estadual, hoje, Col. Estadual Marcelino Champagnat e o científico no Colégio Londrinense.

Com quatorze anos, começou a dar aulas particulares de piano e outras matérias. Depois do Curso de Piano e Educação Musical, fez Letras Anglo-Portuguesa, Educação Artística em Artes Plásticas, Pedagogia, Administração Escolar, Supervisão escolar e Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior. No Estado, começou a lecionar música em 1969. Prestando concurso para o segundo padrão assumiu aulas, em Rolândia. Em Londrina, lecionou em vários Colégios estaduais e particulares: José de Anchieta, IEEL, Champagnat, Vicente Rijo, Albino Feijó, Sesc, entre outros.

Leozita casou-se em 1960 com Edgar Arantes Vieira, um bom homem, mas educado em uma cultura conservadora e machista, que impedia que ela continuasse a trabalhar e estudar. Tornou-se mãe de cinco filhos: Edirlei 1961, Elton 1963, Edmilson 1964, Eduardo 1978 e a Liani em 1982. Aos poucos, com dificuldades e argumentações conseguiu conciliar os estudos e o trabalho dentro e fora de casa.

Iniciou por volta de 1978, sua atuação sindical, mesmo nos anos duros da Ditadura Militar, quando promover reuniões, reivindicar melhores condições de vida e trabalho eram vistas como atividades “subversivas”, “comunistas” ou algo assim. Mas nunca se intimidou, chegando a estudar política, para assim compreender, o que significavam, realmente, estas palavras.

 Sua atuação social, fruto do seu espírito inquieto, anárquico, transgressor, ecoava alto na sua mente, inspirando sua participação em busca de uma vida justa para seus semelhantes. Na área da educação, Leozita participou ativamente da criação do CES, Centro de Estudos Supletivos, hoje, CEEBJA, em 1984. Em defesa sobretudo, dos direitos dos alunos trabalhadores ou fora de idade e série, poderem estudar.

 Nas décadas de 1980 e 1990, participou de diversos Conselhos Municipais e Estaduais:  Criança e Adolescente, Cultura e outros. Foi presidente da ACALON-Escola Oficina, destinada a oferecer educação humanística e técnica, aos adolescentes em situação de vulnerabilidade. Foi coordenadora da CAE- Coordenadoria de Assistência ao Educando- no núcleo de ensino.  Nos anos seguintes, presidiu várias entidades e instituições: Elos Clube de Londrina, BPWLONDRINA -Associação de Mulheres de Negócios Profissionais, COMPAZ-Conselho Municipal de Cultura De Paz.

 Atualmente exerce a função de vice – presidente da Casa do Empreendedor, vice governadora do distrito 4 do ELOS CLUBE. E Comitê pela Paz da BPWBRASIL Devido ao seu comprometimento com várias entidades, Leozita nos dias atuais, não participa, ativamente, Da APP – Sindicato, todavia, considera legítima e importante este movimento sindical. Acredita na força das mulheres como transformadora das relações sociais. Leozita ressalta que as atuais formas de organização sócio – política do nosso país precisam urgente, serem renovadas e o sindicato, tem a missão de contribuir para esta finalidade, promover a justiça social, cobrando políticas públicas dos governantes.

  Para ela, o sistema político vigente, está se distanciando cada vez mais dos princípios democráticos. Por isso, ela defende uma maior participação da população nos conselhos, associações, cooperativas e sindicatos, pois, somente uma democracia participativa, pode garantir os princípios de justiça social e direitos para todos os cidadãos brasileiros. O povo precisa valorizar sua soberania na prática de participar e expressar suas decisões, para além da conquista de seus direitos civis, sociais, econômicos e humanos. 

Sueli Aparecida Lopes Braga é Diretora da APP Sindicato Londrina.

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.