APP Sindicato Londrina: remanejamento de vagas é fechamento de turma e medida irá precarizar ainda mais a educação
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) anunciou na quarta-feira (dia 20 de novembro) o remanejamento de vagas do período noturno do Ensino Médio em escolas estaduais para o período diurno. A mudança começa a partir do ano letivo de 2020.
Em entrevista a RPC o presidente da APP Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro, pontuou os problemas que a impossibilidade de acesso ao ensino noturno causa a muitas pessoas, o que só irá dificultar ainda mais o acesso do aluno(a) à educação pública.
“Ao não ofertar a matrícula ao aluno para o 1º ano do Ensino Médio ocorrerá o fechamento de turmas, o aluno que almeja estudar no período noturno é porque ele tem outras necessidades e outros projetos. Para o aluno a continuidade dos estudos no período noturno proporcionará a viabilidade destes projetos, com a não oferta da matrícula neste período o aluno será prejudicado. A não oferta da matrícula no período desejado, no nosso entendimento, é fechamento de turmas. Na prática essa medida do Governo é mais uma forma de precarizar ainda mais a educação. O que não é possível aceitar”, pontuou o professor Márcio André Ribeiro.
A APP Sindicato defende uma escola que ofereça um ensino de qualidade e gratuito. Neste sentido, esta educação perpassa pela oferta de vagas em todos os períodos, como também pela estrutura física e humana dos estabelecimentos de ensino, e, principalmente, pela valorização de todos os profissionais da educação.
Veja neste link a entrevista da APP Sindicato Londrina.
APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.