20 de novembro: por uma sociedade sem racismo
Dia 20 de novembro é o dia em que se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Esta data simbólica se destaca pela contínua luta em prol do respeito, da dignidade e de direitos: uma luta contra o racismo que ainda inflige nossa sociedade. A data de 20 de novembro foi oficializada em 2011 pela Lei Federal n. 12.519, mas é celebrada pelo movimento negro desde a década de 70, fazendo referência à morte de Zumbi, último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Nos marcos da escola o combate ao racismo também deve estar presente. Neste sentido, a escola, como espaço de construção do conhecimento, deve ser um ambiente com atividades que promovam a integração de estudantes, professores(as), funcionários(as) e comunidade no debate e na reflexão sobre a história e a identidade do povo negro, desvelando-se assim as relações sociais que ainda mantêm a opressão racista.
Nesta perspectiva o professor Edmundo Silva Novaes, Diretor da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP Sindicato Londrina, destaca que a escola só irá, de fato, contribuir para o combate ao racismo se perseguir uma educação libertadora e democrática e que transponha os muros da escola.
Bem como é que a professora Vanessa Piaza B. dos Santos, Diretora da Secretária da Mulher trabalhadora e dos Direitos LGBTI da APP Sindicato Londrina, explica que uma educação que promova a verdadeira igualdade deve pontuar as questões de classe, de gênero e das opressões. “O racismo no Brasil é uma cultura imposta desde o descobrimento do Brasil e, por essa razão, a classe dominante age para negar essa realidade em todas as esferas”, comenta a professora Vanessa.
Nestes termos a APP Sindicato Londrina sublinha mais uma vez seu compromisso por uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária: um país e um mundo que passe necessariamente pela eliminação do racismo.
APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta