Curso de formação debate Políticas Educacionais em tempos de “Reformas”.
A etapa do curso foi realizada no último sábado, dia 19 de outubro, na sede da APP Sindicato Londrina
Foi realizada mais etapa do curso de formação organizado pela APP Sindicato Londrina. Neste ano, a ação tem como tema “Estado e Escola Pública: Defesa e Resistência”. A 3ª etapa teve como tema “Políticas Educacionais em tempos de “Reformas” e contou com a assessoria da professora Karina Furlanete, docente da rede estadual e mestranda em Educação na Universidade Estadual de Londrina.
Em sua intervenção, a assessora reforçou aspectos importantes para analise das políticas educacionais desenvolvidas pelo governo Bolsonaro e Ratinho Jr. “É importante não esquecer que as políticas educacionais são ações governamentais estruturadas por ideias e valores. No caso do governo Ratinho Jr, é visível o estímulo a pedagogia empresarial, a valorização dos índices e do discurso neoliberal nas escolas. As tutorias e o sistema estadual de avaliação são algumas ações que materializam está política no interior das escolas estaduais”, destacou a professora Karina.
A Secretaria de Formação Política, Sindical e Cultura da APP Sindicato Londrina, Neide Alves da Silva, “destaca que a formação política da categoria é fundamental no processo de resistência que estamos realizando nas escolas. A compreensão dos eixos que organizam o discurso neoliberal na educação possibilita uma intervenção política sindical mais qualificada junto a nossa categoria”.