APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
30 nov

APP Londrina unida por uma educação antirracista! Nosso Coletivo de Combate ao Racismo realiza ações e Samba da Educação para marcar os 20 anos da Lei 10639/03

Em 2023, o Coletivo de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP Sindicato Londrina reiniciou as atividades de articulação e organização de educadores/as para efetivação da Lei 10639/03, para avaliação das demandas, avanços e perspectivas nas práticas escolares. 

Um círculo de reflexão mediado pela pedagoga Débora Costa possibilitou relatos emocionantes sobre a vivência de pessoas negras no espaço escolar, as formas de existir, resistir em contextos simbólicos de violência que coexistem com processos de conscientização e formação que fortalecem um continuum de buscas por meios para interferir no racismo cristalizado na sociedade brasileira e, em especial, no ambiente escolar.

Além de encontros e das ações realizadas nas escolas nas quais atuam os membros desse Coletivo, um ato simbólico de ocupação da Sala Ubuntu, na Biblioteca Pública Municipal, rememorou as mãos e intelectualidades negras que construíram espaços de saber e prestígio por todo o país.

O nosso Coletivo é formado por educadoras/es e funcionários/as da rede estadual de educação, prioritariamente negros/as, justamente para se constituir num constructo que possibilite voz, acolhimento e encaminhamento de ações  transformadoras.O crescente desmonte da educação pública paranaense, a plataformização e o esvaziamento de práticas humanizadoras tem limitado também esse tipo de luta nas escolas. 

Por isso, o Coletivo avaliou a urgência de nos organizarmos para Sankofar, ou seja, olhar para nossa história e cultura ancestral, para nossas práticas educativas  tradicionais e nos fortalecer para o enfrentamento ainda necessário ao silenciamento, ao racismo e discriminações cotidianas. 

Então, para fecharmos 2023, o Coletivo traz o Samba da Educação: seria no dia do Samba, 02 de dezembro, em parceria com o Espaço Elias Ferreira, mas precisou ser adiado. A nova data é no outro fim de semana, dia 09 de dezembro.

O Samba da Educação é um evento que será uma festa, com as letras que cantam dores, alegrias e conquistas dos povos negros, nossa memória e ancestralidade, tal qual nos ensinaram os mais velhos e como aconteceu na AROL (Associação Recreativa Operária de Londrina. 

Neste mesmo 2023 em que a injúria racial foi equiparada ao crime de racismo – que pode representar um avanço quanto aos instrumentos jurídicos para combate ao racismo – buscamos além da punição, queremos nos antecipar e construir consciência,  educar para humanizar, para práticas de respeito e valorização da diversidade humana e dos princípios civilizatórios tão preciosos que a África nos trouxe.

>>> ATENÇÃO <<< evento remarcado → 09/ dezembro

Salve o dia do Samba!!!
Vem aí, 1° Samba da Educação uma Parceria Espaço Elias Ferreira e APP Londrina. Com Muito Samba, música Boa, aquela cerveja gelada.
🔊 Convites a R$ 20,00 

Antecipado via pix : 
👉🏾e-mail : espacoeliasferreira@gmail.com
👉🏾Enviar comprovante para lista pix 
WhatsApp 👉🏾(43) 9 9818 6081

🙋🏿‍♂️🙋🏿‍♀️ Lista de aniversariantes do mês com entrada Gratuita, para garantir convite entrar em contato via whatApp 👉🏾 (43) 9 9818 6091

Reservas de Mesa Falar com Eloisa
WhatApp 👉🏾 (43) 9 9818 6091

Breve postamos as nossas atrações!
Queremos muito ter você aqui com a gente!