APP Londrina unida por uma educação antirracista! Nosso Coletivo de Combate ao Racismo realiza ações e Samba da Educação para marcar os 20 anos da Lei 10639/03
Em 2023, o Coletivo de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP Sindicato Londrina reiniciou as atividades de articulação e organização de educadores/as para efetivação da Lei 10639/03, para avaliação das demandas, avanços e perspectivas nas práticas escolares.
Um círculo de reflexão mediado pela pedagoga Débora Costa possibilitou relatos emocionantes sobre a vivência de pessoas negras no espaço escolar, as formas de existir, resistir em contextos simbólicos de violência que coexistem com processos de conscientização e formação que fortalecem um continuum de buscas por meios para interferir no racismo cristalizado na sociedade brasileira e, em especial, no ambiente escolar.
Além de encontros e das ações realizadas nas escolas nas quais atuam os membros desse Coletivo, um ato simbólico de ocupação da Sala Ubuntu, na Biblioteca Pública Municipal, rememorou as mãos e intelectualidades negras que construíram espaços de saber e prestígio por todo o país.
O nosso Coletivo é formado por educadoras/es e funcionários/as da rede estadual de educação, prioritariamente negros/as, justamente para se constituir num constructo que possibilite voz, acolhimento e encaminhamento de ações transformadoras.O crescente desmonte da educação pública paranaense, a plataformização e o esvaziamento de práticas humanizadoras tem limitado também esse tipo de luta nas escolas.
Por isso, o Coletivo avaliou a urgência de nos organizarmos para Sankofar, ou seja, olhar para nossa história e cultura ancestral, para nossas práticas educativas tradicionais e nos fortalecer para o enfrentamento ainda necessário ao silenciamento, ao racismo e discriminações cotidianas.
Então, para fecharmos 2023, o Coletivo traz o Samba da Educação: seria no dia do Samba, 02 de dezembro, em parceria com o Espaço Elias Ferreira, mas precisou ser adiado. A nova data é no outro fim de semana, dia 09 de dezembro.
O Samba da Educação é um evento que será uma festa, com as letras que cantam dores, alegrias e conquistas dos povos negros, nossa memória e ancestralidade, tal qual nos ensinaram os mais velhos e como aconteceu na AROL (Associação Recreativa Operária de Londrina.
Neste mesmo 2023 em que a injúria racial foi equiparada ao crime de racismo – que pode representar um avanço quanto aos instrumentos jurídicos para combate ao racismo – buscamos além da punição, queremos nos antecipar e construir consciência, educar para humanizar, para práticas de respeito e valorização da diversidade humana e dos princípios civilizatórios tão preciosos que a África nos trouxe.
>>> ATENÇÃO <<< evento remarcado → 09/ dezembro
Salve o dia do Samba!!!
Vem aí, 1° Samba da Educação uma Parceria Espaço Elias Ferreira e APP Londrina. Com Muito Samba, música Boa, aquela cerveja gelada.
🔊 Convites a R$ 20,00
Antecipado via pix :
👉🏾e-mail : espacoeliasferreira@gmail.com
👉🏾Enviar comprovante para lista pix
WhatsApp 👉🏾(43) 9 9818 6081
🙋🏿♂️🙋🏿♀️ Lista de aniversariantes do mês com entrada Gratuita, para garantir convite entrar em contato via whatApp 👉🏾 (43) 9 9818 6091
Reservas de Mesa Falar com Eloisa
WhatApp 👉🏾 (43) 9 9818 6091
Breve postamos as nossas atrações!
Queremos muito ter você aqui com a gente!