SÃO JERÔNIMO DA SERRA | Prefeito nega reajuste para cumprimento da Lei do Piso e não apresenta uma proposta concreta para os/as professores/as municipais.
Após reuniões com representantes dos/as professores/as municipais e da APP Sindicato, o prefeito de São Jerônimo da Serra, Venicius D. Rosa, negou o reajuste legal do Piso Nacional do Magistério.

Apesar de todas as considerações apresentadas pelos/as representantes da categoria e pelo Prof. Antônio Marcos, Diretor Estadual da APP Sindicato, ressaltando “que o reajuste deve ser cumprido para atendimento da lei federal 11.738/2008, além de suma importância para dirimir a perda salarial acumulada nos últimos anos devido a inflação e demonstraria a importância desta gestão municipal na valorização do ensino”, o prefeito, apesar de dizer do seu interesse em valorizar os/as profissionais do magistério, não demonstrou isso na prática, apresentando uma proposta de reajuste de apenas 14,68%, índice muito inferior ao previsto na legislação federal que é de 33,23%. Além do índice inferior ao previsto na legislação, a proposta do poder executivo não é retroativa ao início do ano, e não apresenta nenhuma segurança à categoria, pois não concretiza a forma de pagamento do reajuste (integral ou parcelado), muito menos a data que será efetivada no salário dos servidores, caracterizando um verdadeiro descaso com a educação e os/as professores/as da educação municipal de São Jerônimo da Serra.

Com esta proposta muito aquém do direito da categoria, realizou-se uma Assembleia na Câmara de Vereadores e decidiu-se entrar em Estado de Greve, definindo um conjunto de atividades que irão ser realizadas visando combater a radicalização da gestão municipal bem como a conscientização da população sobre a legislação que garante o reajuste dos/as professores/as. Cumprindo o processo regimental do estatuto da APP Sindicato encaminhou-se um oficio para o Prefeito Venicius D. Rosa comunicando oficialmente o Estado de Greve bem como as atividades que serão realizadas pela categoria.
Segundo o Prof. Antonio Marcos, Diretor da APP Sindicato, “o Estado de Greve é um período de mobilização da categoria que visa expor à população a situação de desvalorização que é histórica no município de São Jerônimo da Serra, mas sem interferir na rotina do trabalho escolar, entretanto se for mantida a radicalização por parte do poder executivo a categoria poderá entrar em greve.”
