Governo autoriza concurso público para 500 professores(as) QPM
A autorização foi publicada no Diário Oficial, mas a Seed ainda não revelou data e maiores detalhes sobre o certame.
A rede estadual de educação do Paraná terá o seu primeiro concurso público em nove anos. Reivindicação permanente da APP, o processo, no entanto, deve ofertar apenas 500 vagas para professores(as) QPMs. O Sindicato avalia que a demanda real das escolas é muito superior ao número ofertado.
Para fins de comparação, o último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de quadros com PSS, mas nem a abertura de um novo edital em 2021 resolveu a carência crônica da rede.
Prova das dificuldades do início do ano letivo é que não há mais PSS a serem convocados(as), o que levou a Seed a autorizar a ampliação da carga horária de QPMs para 50h.
Em todas as oportunidades de diálogo e concertação com a Seed, a APP defendeu a realização de concursos públicos para sanar o problema, incluindo a realização de processo seletivo específico para funcionários(as) de escola. Lamentamos que, mais uma vez, decisões tão importantes para a categoria e a educação do Paraná sejam tomadas sem a devida análise e debate.
O Sindicato cobrará mais detalhes e acompanhará de perto o processo. Acompanhe nossas redes e mantenha-se informado(a)!
Fonte: APP-Sindicato