APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
30 jan

NOVO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO – Reajuste Salarial para os(as) Professores(as) de Tamarana.

Direção da APP Sindicato reuniu-se com a Gestão Municipal e a Câmara de Vereadores de Tamarana para discutir o reajuste dos(as) professores(as) da Rede Municipal com base no Novo Piso Nacional do Magistério (33,23%).


A reunião com a Gestão Municipal aconteceu na 4a. feira (26) no Gabinete da Prefeita Luzia Suzukawa com a participação de secretários, procuradoria e servidores da Prefeitura, dos Diretores Estaduais da APP Sindicato, Prof. Antônio Marcos Rodrigues e Profa. Sidineiva Gonçalves, além da comissão de professoras representando a categoria.

O objetivo da reunião foi um posicionamento da prefeitura quanto ao reajuste dos(as) professores(as) da Rede Municipal com base no Novo Piso Nacional do Magistério. O Diretor Executivo Estadual de Assuntos Municipais da APP Sindicato, Prof. Antônio Marcos, iniciou a reunião explanando a importância deste reajuste visto que o Governo Bolsonaro, adotando uma política de precarização dos serviços e desvalorização dos servidores públicos, não concedeu reajuste no piso do magistério em 2021. Também ressaltou que a aplicação do piso nacional do magistério é amparado por lei portanto não há necessidade de autorização e/ou regulamentação de outras instâncias federais, como o Ministério da Educação.

Após explanação da direção estadual da APP Sindicato e considerações da comissão das professoras municipais, a Prefeita de Tamara, Exma. Sra. Luzia Suzukawa, informou que o reajuste salarial acordado na gestão anterior seria pago na sua integralidade na folha de pagamento de Janeiro e que concederia um reajuste de 12,67% para o ano de 2022, reajuste este para todos os(as) servidores(as) municipais mantendo-se assim a isonomia. Também comprometeu-se a cumprir o reajuste de 33,23% do Piso Nacional do Magistério a partir da publicação de um ato oficial do governo federal.

No dia subsequente, 5a. feira (27), o Prof. Antônio Marcos junto com a comissão de professoras e as vereadoras Profa. Angélica e Jislaine Vanite dialogaram com a Câmara de Vereadores apresentando os mesmos argumentos discutidos com a Gestão Municipal destacando a importância da aprovação do Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura que prevê um reajuste de 12,67% todos os(as) servidores municipais e garantindo o reajuste de 33,23% para os(as) professores(as) da rede municipal em havendo um ato oficial do Ministério da Educação corroborando o reajuste.

Mais uma importante conquista da APP Sindicato sempre lutando junto com a categoria pelos seus direitos. Neste caso garantindo a aplicação imediata do reajuste acordado com a Gestão Municipal anterior além do reajuste de 12,67% para o ano de 2022. Também intensificamos a negociação para a aplicação do novo piso nacional do magistério (33,23%) não concordando somente com o comprometimento da gestão municipal que aguarda um publicação oficial do Ministério da Educação.