APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
8 jul

É preciso denunciar situações de abuso e assédio

Na reunião do conselho regional do NS/Londrina, realizada na última dia 03 de julho, representantes de escolas relataram várias situações de pressão e adoecimento. APP iniciará projeto de acolhimento virtual e coletivo.

O projeto de atividades a distância implantado pela Secretaria da Educação e do Esporte – SEED/PR tem como características o improviso e a exclusão da maioria dos estudantes. A publicidade oficial apresenta dados fantasiosos sobre a participação dos estudantes. No entanto, conforme pesquisa desenvolvida pela APP-Sindicato de Londrina com o apoio de projetos de ensino/pesquisa/extensão da Universidade Estadual de Londrina apenas 29,42% (49.093 estudantes) dos estudantes conseguiram entregar as atividades solicitadas pelos professores(as) em todo o estado.  

A busca incessante por dados e índices produz uma situação de pressão e sobrecarga de trabalho nas escolas. O professor Márcio André Ribeiro, presidente do núcleo sindical de Londrina, destaca “observamos com preocupação o crescimento da pressão nas escolas. A quantidade de atividades solicitadas para os trabalhadores(as) da educação. Em alguns casos estas demandas apresentadas no período de descanso. O desrespeito a jornada de trabalho. Estes fatores produzem efeitos na saúde e favorecem o adoecimento da categoria”.

O secretário de assuntos jurídicos da APP Sindicato Londrina, Rogério Nunes da Silva reforça “não podemos naturalizar as situações de pressão e adoecimento. É importante documentar os casos e levar ao conhecimento do sindicato. Estamos à disposição para ouvir os relatos e tomar as medidas cabíveis. Uma das questões que temos observado é que neste período de isolamento e distanciamento físico os trabalhadores(as) estão mais expostos ao assédio”. 

Veja mais: