APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
6 abr

Formação ruim é um dos riscos do EaD no ensino fundamental, alertam especialistas

Segundo especialistas, estudantes não estão preparados(as) para o ensino a distância.

O ensino a distância (EaD) não é para todos e grande parte dos(as) estudantes não está preparada para aprender através desta modalidade de ensino. As afirmações são de dois especialistas com décadas de experiência na área.

As declarações reforçam as preocupações com as iniciativas de alguns governos que têm se apressado para atender o desejo de empresas multinacionais com propostas de substituição de aulas presenciais por aulas pela educação a distância, como alternativa para a suspensão das aulas, devido a pandemia do coronavírus, Covid-19.

Para a consultora com mais de 25 anos de experiência em EaD e tecnologia internacional, Fábia Kátia Moreira, “a EaD não é para todos”. “Grande parte dos nossos estudantes, sobretudo do ensino fundamental ainda não está preparada para essa modalidade”, alerta a especialista.

Segundo ela, essa modalidade de ensino e aprendizagem exige autonomia, disciplina e alta dose de dedicação do estudante e,se o curso não for bom, “pode trazer consequências como maior resistência à modalidade [de ensino], falta de credibilidade e má formação”.

O especialista em EaD, André Luis Garbulha, com 18 anos de experiência na área, concorda com que a maioria dos estudantes não está preparada e também afirma que a EaD “não é para todos”.

Segundo ele, “ocasionalmente, as pessoas são atraídas para a EaD pelo baixo valor das parcelas, mas se esquecem que deve haver um comprometimento individual e até familiar mais profundo com os estudos. Será exigido do aluno disciplina e foco”.

 As informações são da Agência Brasil.

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.