APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
16 mar

Nota da APP Independente defende imediata suspensão das aulas

Suspensão das aulas já!

O Coletivo de Educadores e educadoras APP-Independente, Democrática e de Luta vem a público manifestar a preocupação com a saúde dos (as)professores(as), funcionários(as), estudantes e a população em geral em relação ao crescimento da circulação do Coronavírus no país e no Paraná.

A classificação de Pandemia do Coronavírus pela Organização Mundial de Saúde, e o eminente aumento do quadro de circulação do vírus exige de toda a sociedade , e especialmente do poder público, a adoção de medidas preventivas rápidas e mais eficazes. Sendo assim, entendemos que a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, deve iniciar urgentemente o processo de suspensão das aulas da rede pública estadual do Paraná. Os cuidados individuais preventivos são importantes, mas não suficientes para enfrentar a situação que, com certeza irá se agravar nos próximos dias.

Diante do quadro que estamos vivendo, a suspensão das aulas é inevitável. A escola, em virtude da grande concentração de estudantes e profissionais da educação, é um espaço privilegiado para a circulação e contaminação do vírus. Sem contar, que em virtude do estresse profissional temos muitos educadores e educadoras entre os grupos de riscos do Coronavírus.Temos certeza de que a suspensão das aulas é uma das medidas emergências necessárias para prevenir e enfrentar este momento difícil que vive a população mundial.

Ainda é cedo para definir os encaminhamentos para a organização do calendário escolar, visto que no momento, é difícil mensurar o prazo em que as escolas deverão ficar fechadas. Assim, decisões como antecipação de férias não se apresentam como mais sensatas. Como esta é uma situação excepcional caberá aos organismos de normatização da legislação educacional posicionar-se sobre a organização do calendário escolar.

No entanto, é fundamental que o poder público comece a discussão sobre medidas para reposição de conteúdos, da possibilidade de realização de tarefas e estudos orientados para os estudantes, a fim de minimizar os impactos da Pandemia sobre a aprendizagem dos alunos e sobre as condições de trabalho dos educadores e educadoras.
No momento a prioridade de todos e todas deve ser a preservação de vidas humanas.

APP-Independente, democrática e de luta.