APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
26 jun

1º Dia de greve é marcado por visitas às escolas.

80% das escolas aderiram à paralisação parcial ou totalmente no Paraná.

Na data de ontem, terça-feira (25) teve início à greve dos professores (as) e funcionários das escolas, servidores (as) públicos. O movimento é uma resposta do funcionalismo a falta de proposta do governo para a reposição da data base. Segundo a APP- Sindicato 80% das escolas estaduais aderiram à paralisação parcial ou totalmente.

Na região de Londrina, o movimento iniciou-se com uma reunião do comando de greve no período da manhã na sede da APP Sindicato Londrina. A atividade contou com a participação de mais de 200 trabalhadores (as) de aproximadamente 50 escolas do município de Londrina e região.

No período da tarde, membros da direção da APP Sindicato Londrina e lideranças de base visitaram escolas no municípios de Londrina, Cambé e Ibiporã.  No diálogo com os funcionários (as) e professores (as) foram vários os relatos de ameaças e intimidações realizados pela Secretaria Estadual de Educação para desmobilizar a categoria.

A cobrança do envio do relatório de frequência a cada período de trabalho, a ameaça de demissão dos trabalhadores (as) contratados temporariamente (PSS), de cancelamento das aulas extraordinárias foram alguns dos recursos utilizados para retirar o direito legítimo de greve.

Segundo o presidente da APP Sindicato Londrina, Márcio André Londrina “tais medidas tomadas pelo governo Ratinho Junior (PSD) são ilegais e violam o direito de greve garantido pela Constituição. A APP Sindicato já apresentou representações ao Ministério Público (MP) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e está à disposição para receber denúncias e defender a categoria”.

 

Confira a agenda da greve em Londrina –

  •  25/06 (3a. Feira):  Manhã: Análise de conjuntura e organização das ações da greve;
    Tarde: Professores (as) visita as às escolas para o fortalecimento do movimento.
  •  26/06 (4a. Feira):  Manhã: Visita escolas para diálogo com a categoria. Deliberação por visita as escolas no                                   momento da entrada e do intervalo.
    Tarde: Visita às escolas para diálogo com a categoria. Deliberação por visita as escolas no
    momento da entrada e do intervalo.
  • 27/06  (5a. Feira): Ato público em conjunto com as diversas categorias de servidores públicos em greve (Local: Calçadão de Londrina – em frente ao Banco do Brasil a partir das 9:30h.

 

   

   

 

APP – Sindicato Londrina

Gestão Independente, democrática, de base e de luta.